Itreal: Immersive technologies for augmented and virtual reality (Dynamic Repository and ludic AR tool)

A realidade aumentada é uma tecnologia que possibilita a sobreposição e a interação de animações e imagens 3D no mundo real através de dispositivos computacionais como smartphones. O ambiente Itreal (Immersive Technologies for Augmented and Virtual Reality) é uma ferramenta IoT educacional simples e gratuita de introdução à realidade aumentada livre para crianças, jovens e adultos sem a necessidade de saber programação, utilizando navegadores Web convencionais como Google Chrome ou Mozilla Firefox e sem a necessidade de instalar aplicativos. É possível acessar a palestra na íntegra sobre teoria e aplicação prática interdisciplinar de realidade aumentada clicando no link https://youtu.be/Xf04qNoc3Sw. Para modificar a dimensão ou escala inicial da imagem 3D projetada em realidade aumentada, basta seguir as intruções em https://youtu.be/eZpQBgZcXTM. O grupo de pesquisa @grepet_publicacoes disponibliza o uso livre e gratuito dessa ferramenta.

SanUSB
SanUSB

Para manipular de forma dinâmica uma imagem 3D de realidade aumentada com os dedos pela tela do smartphone, basta adicionar abaixo um endereço URL ou fazer o upload um de uma imagem .glb (Graphics Library Binary) que pode ser gerada por programas gráficos como tinkercad.com/things/, blender.org/ ou encontradas livremente em diversos repositórios na nuvem como https://sketchfab.com/, https://free3d.com/, https://www.turbosquid.com/, entre outros sites e repositórios como o dynamicrepo do Itreal que, como mostrado no vídeo tutorial em https://youtu.be/9_4CvpmVG1I e em https://youtu.be/Ayc86CqNeOE, possibilita tanto utilizar o endereço URL já existente como também baixar o arquivo .glb e fazer o upload no novo perfil para criar aplicações de realidade aumentada com smartphones.

SanUSB

O arquivo glb é gerado pela compilação em um arquivo único da pasta de arquivos gltf (Graphics Library Transmission Format) e suas bibliotecas de textura. O gltf é um formato de arquivo para imagens e modelos 3D de realidade aumentada para navegadores WEB convencionais baseados no padrão json (Javascript Object Notation) e conhecido como o "JPEG do 3D". Para compilar rapidamente gltf em glb basta acessar o makeglb e seguir as instruções em https://youtu.be/0sqVYQWyf0o

Com essa tecnologia é possível desenvolver laboratórios, livros e e-books lúdicos e interativos com QR codes agregados a animações 3D. Siga o vídeo e tente criar também um perfil e experimentar essa aplicação IoT gratuita de realidade aumentada. Após a leitura do Qrcode pela câmera do smartphone, caso a tela do navegador fique em branco por mais de cinco segundos, feche o navegador e tente realizar a leitura do Qrcode novamente.



Divirta-se!

SanUSB1

Criar Perfil








ou adicione um novo arquivo (.glb) para upload: